segunda-feira, 3 de abril de 2017

EMPRESA ITALIANA LÍDER EM MONTAGEM DE EMPREENDIMENTOS FOTOVOLTAICOS ENTREGA EM ABRIL, NA BAHIA, A MAIOR USINA DE ENERGIA SOLAR DA AMERICA LATINA




A Enerray do Brasil, empresa especializada em energia fotovoltaica, subsidiária da SECI Energia da Itália (Gruppo Industriale Maccaferri), que detém a liderança na montagem de empreendimentos fotovoltaicos, é responsável por duas obras no interior da Bahia com usinas que gerarão 254 MWp e 103 MWp e uma produção anual estimada em 700 GWh.
Jundidaí - SP (DINO) 15/03/2017  
 maior parque solar da América Latina
A energia que será produzida, equivale às necessidades anuais de consumo de mais de 268 mil domicílios brasileiros, evitando a emissão de mais de 180 mil toneladas de CO2 por ano.
Será entregue em abril, a obra de 550 hectares, realizada pela Enerray do Brasil, que compreende um sistema fotovoltaico de geração centralizada de energia, construída no estado da Bahia, no Nordeste do Brasil, que terá a capacidade de 254 MWp, com produção anual estimada de cerca de 550 GWh, a energia que será produzida, equivale às necessidades anuais de consumo de mais de 268 mil domicílios brasileiros, evitando a emissão de mais de 180 mil toneladas de CO2 por ano. As obras já realizadas pela Enerray são responsáveis por retirar da atmosfera 524.332,23 toneladas de CO2.
O sistema que será entregue em abril, é constituído por 7 subsistemas, instalado com rastreadores de eixo único que permitirão que os módulos fotovoltaicos se movam ao longo do dia sempre acompanhando a posição do sol, aproveitando ao máximo a insolação e maximizando a energia gerada.

Esta será a maior usina fotovoltaica da América Latina e contribuirá para atender a demanda de eletricidade no Brasil, que segundo as estimativas até 2020, terá um aumento de consumo em uma taxa média anual de 4%.

A obra envolve mais de 1000 pessoas na construção do projeto e muitas empresas locais fornecem todos os serviços necessários, proporcionando emprego e renda para a comunidade local. Segundo o Diretor da Enerray do Brasil, Thomas Kraus, o Brasil é um mercado com perspectivas de crescimento muito significativas a médio e longo prazo e a Enerray pretende se estabelecer como uma importante empresa no setor de energia renovável. Além da Usina que será entregue em abril, uma outra planta está sendo construída em cerca de 220 hectares, também na Bahia e produzirá 104 MWp.

A Enerray disponibiliza maiores informações sobre os sistemas de geração de energia em seu site www.enerray.com.br ou pelo e-mail info@enerray.com.br

Fonte: Jundidaí - SP (DINO) 

sábado, 1 de abril de 2017

Enel inicia construção da maior usina solar fotovoltaica das Américas

01/04/2017 - 16:16


Com 754 MW, Villanueva é a maior usina fotovoltaica em construção nas Américas. Villanueva é também o maior projeto solar da Enel em todo o mundo. A Enel investirá cerca de U$S 650 milhões na construção da usina.

Roma e Cidade do México — A Enel S.p.A. ("Enel"), por meio de sua subsidiária mexicana de energia renovável Enel Green Power México ("EGPM"), iniciou as obras de construção de sua usina fotovoltaica Villanueva (PV), de 754 MW1, em Viesca, estado de Coahuila, que é a maior usina fotovoltaica em construção nas Américas e o maior projeto solar da Enel em todo o mundo. As obras foram inauguradas hoje, durante um evento que contou com a presença do governador do Estado de Coahuila, Lic. Rubén Moreira Valdez e do Responsável de Energias Renováveis da Enel para a América Central, Paolo Romanacci.

“O início da construção desta planta recorde é outro marco importante para a Enel", disse Paolo Romanacci. "Continuamos a fazer um excelente progresso em relação à nossa estratégia neste mercado de alto potencial. O México é um país-chave para a Enel e esperamos contribuir ainda mais para o crescente setor elétrico do país com a energia limpa gerada por Villanueva e os 530 MW de projetos solares e eólicos que temos em execução. A Enel é um ator importante no desenvolvimento sustentável do México, e está claro que nossa abordagem de criar valor compartilhado para todos os nossos stakeholders em todo o mundo está funcionando muito bem no México."

A Enel vai investir cerca de US$ 650 milhões na construção de Villanueva, como parte do investimento descrito em seu plano estratégico atual. O projeto é financiado através de recursos próprios do Grupo.

Villanueva pertence às subsidiárias da EGPM Villanueva Solar SA de CV e Parque Solar Villanueva Tres SA de CV, e é composta pelos 427 MW1[1] Villanueva 1 e 3 parques 327 MW1[2] Villanueva, que estão sendo construídos ao mesmo tempo. A instalação completa de 754 MW1 deverá entrar em operação no segundo semestre de 2018 e irá gerar mais de 1.700 GWh por ano, equivalente às necessidades de consumo de energia de mais de 1,3 milhão de famílias mexicanas, evitando a emissão de mais de 780 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

Em março de 2016, no primeiro leilão de longo prazo do México desde as reformas no setor energético do país, a Enel recebeu o direito de assinar contratos de fornecimento de energia por 15 anos e renovável por 20 anos por cerca de 1 GW de capacidade solar com Villanueva 1 e Villanueva 3, bem como com o projeto fotovoltaico Don José, de 238 MW1. A Enel recebeu mais capacidade do que qualquer outro player que participou do leilão, confirmando sua posição como o maior operador de energia renovável no México em termos de capacidade instalada.

No México, a Enel opera atualmente por meio da EGPM 728 MW de capacidade renovável, dos quais 675 MW vêm de energia eólica e 53 MW de energia hidrelétrica. A EGPM iniciou recentemente a construção do parque eólico de 200 MW de Amistad, que também está localizado em Cohauila. A empresa também está pronta para iniciar a construção do projeto fotovoltaico Don José, no Estado de Guanajuato, e do parque eólico Salitrillos, de 93 MW, no Estado de Tamaulipas.



Arivaldo Bispo


Fonte: Portal Fator Brasil - RJ
           ENEL