quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

COMPLEXO EÓLICO TERRESTRE DE OITIS

 Oitis, o nosso maior projeto eólico terrestre na América Latina 

O grupo Iberdrola constrói no Brasil o complexo eólico terrestre de Oitis. Composto por 12 parques, o novo desenvolvimento terá uma capacidade instalada total de 566,5 MW, o que o converte no maior projeto eólico terrestre da companhia na América Latina e o segundo no mundo.

A Iberdrola reforça sua presença no setor das energias renováveis brasileiro com um novo desenvolvimento. Por meio de sua filial Neoenergia*, está construindo no Brasil seu maior complexo eólico terrestre na América Latina até a data presente: Oitis. Localizado entre os estados do Piauí e Bahia, o projeto estará formado por 12 parques que juntos terão uma capacidade instalada de 566,5 MW após o término completo de sua colocação em funcionamento, prevista para 2023. 

As obras foram iniciadas em novembro de 2020 — três meses antes do plano inicial — no parque Oitis 22, no município de Casa Nova (Bahia) e significaram a entrada da Iberdrola em um novo estado: Piauí (no qual estarão localizados 10 dos 12 parques). Também contribuirá para o desenvolvimento econômico e social tanto deste estado como do vizinho estado da Bahia, ambos no nordeste do Brasil, onde já gerou cerca de 1.500 empregos. 

Os 12 parques ocuparão uma área de 2,1 milhões de m2 — seis vezes o tamanho do Maracaná — e terão 103 aerogeradores com capacidade unitária de 5,5 MW, um dos mais modernos e eficientes modelos do mercado global de energia. Cada um deles terá 125 metros de altura, o equivalente a um prédio de 40 andares e suas bases terão uma estrutura de 79 toneladas de aço e concreto composto por 22 toneladas de cimento e 1.000 t de cascalho e areia.

Os componentes das turbinas, como pás e naceles, começaram a se​r entregues em dezembro de 2021, após um complexo desafio logísticos . Em janeiro, se iniciou a montagem dos primeiros aerogeradores  do maior parque eólico da Neoenergia no Brasil.

 Estão avançando também a construção de uma subestação com tensão em 500 KV e aproximadamente 70 quilômetros de linha de transmissão para garantir a conexão do novo complexo eólico com a subestação Queimada Nova II, no Piauí. 

Com seus 566,5 MW de potência, Oitis galgará ao pódio mundial dos complexos eólicos onshore do grupo Iberdrola em capacidade instalada, atrás apenas da americana Peñascal, no estado do Texas (606 MW), e justo à frente do parque eólico escocês Whitelee (539 MW), localizado ao sul de Glasgow (Reino Unido).

 Graças a ela, poderá abastecer cerca de quatro milhões de pessoas — população equivalente à do estado de Paraíba — e evitará a emissão de 1,2 milhão de toneladas de CO2 por 20 anos. 

Além disso, 102 km de estradas de acesso serão construídos, que beneficiarão a população local.

O foco da energia gerada em Oitis será a comercialização no mercado livre de energia. Dois dos parques — Oitis 1 e 8 — já têm a venda garantida de 30 % da energia limpa que gerarão, depois do leilão organizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em junho de 2020. As outras 10 instalações — Oitis 2, 3, 4, 5, 6, 7, 9, 10, 21 e 22 — negociarão a venda de sua produção elétrica no mercado. 

Considerando esse complexo e o de Chafariz, 67,6 % da energia já foi vendida para o ano de 2022. 

A Neoenergia possui atualmente 516 MW de potência eólica operativa e, contando o complexo eólico Oitis, tem 1.038 MW eólicos em construção. Uma vez terminados todos os projetos, totalizará 1.600 MW eólicos em funcionamento, o que equivale a triplicar o número atual. Além disso, a venda de 51 % dessa energia já está pactuada através de contratos regulados e os outros 49 % serão colocados no mercado livre.






Fonte:Iberdrola

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Lançamento: Finder OPTA Relé Lógico Programável

 

Novo Relé Lógico Programável FINDER OPTA

A Finder apresenta o OPTA, o novo Relé Lógico Programável (PLR) que entrega facilidade de programação, integração e inovação a um novo nível.

Durante a edição da feira SPS Smart Production Solutions de 2022, que aconteceu em Nuremberg na Alemanha, A Finder lançou com exclusividade seu novo produto: OPTA 

Finder OPTA Série 8A

O OPTA é o primeiro RELÉ LÓGICO PROGRAMÁVEL (PLR) da Finder que proporciona lógica e inteligência aos painéis elétricos, maquinários e outros projetos de automação industrial e predial, uma excelente opção para engenheiros, projetistas e todos aqueles profissionais que desejam trabalhar com um produto inovador.

 

FINDER & ARDUINO PRO

OPTA é o nome de uma nova gama completa de RELÉS INDUSTRIAIS INTELIGENTES ou RELÉS LÓGICOS PROGRAMÁVEIS (PLR) enfatizando a singularidade da história da Finder em proporcionar soluções inovadoras através de tecnologias com qualidade única na comutação de relés. 

O OPTA é ideal para ser utilizado desde aplicações simples de automação industrial , OEM e automação predial .

Programável tanto em linguagens tradicionais licenciadas como LadderFBD e outras e linguagens inovadoras gratuitas e de código aberto como IDE/ARDUINO.

OPTA foi desenvolvido pela Finder em conjunto com a empresa Arduino Pro integrando a plataforma “open source” da marca, bem como a simplicidade de programação dos sketches da Arduino, permitindo assim, programação tanto em linguagens tradicionais licenciadas como LadderFBD (com referência à norma IEC 61131-3 padrão para programação de PLC), bem como outras linguagens de programação inovadoras gratuitas e de código aberto como IDE/ARDUINO.

OPTA possui certificação CE e UL e foi desenvolvido principalmente para aplicações industriais.

Fabricado pela Finder, uma empresa italiana que há 70 anos é reconhecida mundialmente pela qualidade e confiabilidade de seus produtos, OPTA agrega também a flexibilidade do ecossistema da Arduino, agregando ainda mais inovação ao produto.


Relé Lógico Programável Finder OPTA

POTENTE, CONECTADO E FÁCIL DE PROGRAMAR

O Opta aproveita todo o poder do novo STM32H747XI dual-core Cortex®-M7+M4 MCU da ST, no qual permite que o Rele Lógico Programável (PLR)  execute operações em tempo real gerencie recursos de manutenção preditiva .

OPTA está preparado para o futuro, permitindo atualizações de firmware OTA e garantindo a segurança dos dados do hardware para a nuvem, graças ao elemento de segurança integrado e à conformidade com o padrão X.509.

Projetado com foco na facilidade de implementação, OPTA aproveita a vasta gama de bibliotecas e sketches/softwares disponíveis na plataforma Arduino Pro, para qualquer tipo de aplicação. 

Isso contribui significativamente para reduzir o tempo de programação, dependendo da complexidade da aplicação.

3 MODELOS PARA DIFERENTES TIPO DE APLICAÇÃO

Para atender e superar as expectativas de cada usuário, o Finder Opta está disponível em três versões:

  • Opta LITE com conectividade Ethernet ou ModBus TCP/IP e porta de programação USB (tipo C)
  • Opta PLUS que adiciona a interface de conectividade RS485
  • Opta ADVANCED , a opção mais inovadora e completa, equipada com Wi-Fi e Bluetooth® Low Energy

Os três modelos são equipados com fonte de alimentação de 12-24 V DC , 8 entradas digitais e analógicas (0-10 V) , bem como 4 saídas de relé com contato NA de 10 A , USB tipo C para programação e registro de dados e RJ45 para Conexões Ethernet ou ModBus TCP/IP.


Modelos do Finder OPTA para diferentes tipos de aplicação

FINDER OPTA SIMPLIFICA A AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E PREDIAL

As opções de conectividade e a vasta biblioteca de sketches prontas para uso disponíveis na plataforma Arduino IDE permite uma infinidade de aplicações do OPTA..

Integrar o OPTA em um projeto existente é fácil e seguro; por exemplo, basta replicar a programação existente, adicionando uma conexão remota (via Bluetooth ou Wi-Fi) para obter valor agregado imediato.

A interoperabilidade com OS dispositivos Finder existentes também é muito rápida.

Medidores de energia, contatores, fontes chaveadas, relés e muitos outros dispositivos podem ser conectados ao OPTA, mantendo tudo sob controle localmente via HMI ou remotamente graças aos painéis que entregam informações em tempo real, no qual podem ser criados com o Arduino Cloud (ou serviços de terceiros). 



Fonte: Arivaldo Bispo; Finder Brasil

domingo, 16 de outubro de 2022

Subestação (34,5 / 500kV) - COMPLEXO SOLAR FUTURA I

Subestação (34,5 / 500kV) - COMPLEXO SOLAR FUTURA I

• 2 Transformadores de 400 MVA

 - 347.200 kg cada

• Dimensões:

- 16,70 m (frontal) | 7,90 m (lateral) | 10,80 m (altura)



 


 

 



Fonte: Arivaldo Bispo

COMPLEXO SOLAR FUTURA I

 

COMPLEXO SOLAR FUTURA I E SUA LINHA DE TRANSMISSÃO

Localização Juazeiro-BA

 

Números de FUTURA I

• 22 Usinas Fotovoltaicas

• Capacidade instalada total 671 MW

• 1.424.016 painéis solares

• 19.778 Trackers

• 5.100 Km de cabos

• 1.649 hectares ocupados

• 1.192 hectares de Reserva Legal

• 21,534 Km de cercamento

 

Subestação (34,5 / 500kV)

• 2 Transformadores de 400 MVA

 - 347.200 kg cada

• Dimensões:

- 16,70 m (frontal) | 7,90 m (lateral) | 10,80 m (altura)

 

Linha de Transmissão

• 500 kV | 2 circuitos simples | 15,6 km



Fonte: Complexo Solar Futura

Energias renováveis

 A Caixa apoia quem desenvolve projetos destinados à economia de energia e, principalmente, à utilização de energias alternativas renováveis. Estimular iniciativas voltadas à eficiência energética é contribuir para um país com mais desenvolvimento, preservação ambiental e bem-estar para a sociedade.



Empreendedores privados que atuam nos setores de energia e bioenergia podem contar com um financiamento de longo prazo para gerar, transmitir e distribuir energia. Confira os projetos financiáveis:

• Pequenas Centrais Hidrelétricas
• Usinas Hidrelétricas e Termoelétricas
• Parques Eólicos e Solares
• Projetos de Iluminação Pública Municipal
• Linhas de Transmissão
• Usinas de Álcool e Açúcar
• Outros Projetos de Bioenergia



Fonte: caixa.gov

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Complexo Solar Alex


 

 

A Elera Renováveis, antiga Brookfield Energia Renovável, inaugura na quinta-feira, 2 de setembro, o Complexo Solar Alex entre os municípios de Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte, no Ceará. O empreendimento, com investimento de R$ 950 milhões, tem 360 MW de capacidade instalada, energia suficiente para abastecer cerca de 970 mil residências.