terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Engie compra 24 parques eólicos na Bahia por R$ 265 mi

ENGIE Brasil Energia aprova aquisição projeto eólico Serra do Assuruá, na Bahia.

A Engie concluiu a aquisição dos direitos de desenvolvimento do projeto Serra do Assuruá junto à PEC Energia, através do seu braço de atividades Complementares e Participações. A compra inclui a totalidade das ações de emissão da Maracanã Geração de Energia e Participações, subsidiária da PEC, e dos ativos relacionados ao projeto Assuruá detidos por ambas as empresas.

Localizado em Gentio do Ouro (BA), projeto tem capacidade instalada total já outorgada de 882 MW e está em linha com a estratégia da Companhia de investir em fontes renováveis. Confirmação da compra pela Companhia depende do atendimento de condições precedentes.

O empreendimento tem capacidade instalada total já outorgada de 882 MW, sendo composto por 24 parques eólicos no município de Gentio do Ouro (BA). Segundo o comunicado ao mercado, o preço máximo da aquisição é de aproximadamente R$ 265 milhões. Os pagamentos serão realizados conforme o cumprimento de marcos relacionados ao cronograma de execução.

Como não é classificado como investimento relevante, nem se enquadra nas disposições do artigo 256 da Lei Nº 6.404/76, a Engie também informou que a operação não será submetida à ratificação de acionistas em assembleia geral.

 

Fonte: PEC Energia, ENGIE Brasil.


Governo concede licença ao Projeto Alfazema

 Complexo Alfazema, que é considerado o segundo maior do Brasil.

O Instituto do Meio Ambiente da Bahia (INEMA) concedeu Licença Prévia (LP) de instalação do Complexo Híbrido Eólico e Solar Alfazema, que está sendo desenvolvido nos municípios de Ituaçu, Barra da Estiva, Jussiape, Tanhaçu, Ibicoara e Mucugê, no Sudoeste baiano, pela empresa Quinto Energy.


O Alfazema – considerado o segundo maior projeto híbrido em desenvolvimento no Brasil – possui 340 aerogeradores e 850 mil módulos solares. O empreendimento tem capacidade instalada de 1,5 GW/ano, o suficiente para abastecer 2,8 milhões de residências.

Com a concessão da Licença Prévia, o Alfazema entra na fase de implantação do complexo. A Quinto Energy atendeu a todos os requisitos exigidos pelo INEMA nesta fase de liberação, comprovando a viabilidade ambiental do projeto.



Fonte: Quinto Energy