sábado, 27 de outubro de 2018

Gerando mais energia e economia com a maior turbina eólica do Brasil!


Uma turbina com um rotor de 158 metros, que produz energia suficiente para suprir o consumo de mais de 7,5 mil casas da população brasileira. Essa dimensão do rotor é o novo recorde mundial. No país, a turbina terá até 200m, altura equivalente a mais de 5 vezes o tamanho do Cristo Redentor, localizado no Rio de Janeiro!
A nova máquina se mostra uma escolha correta para os ventos brasileiros, pois as características de média a alta velocidade com a baixa turbulência permitem operação com a geração maximizada, utilizando toda a potência de 4.8MW da máquina. Além disso, a combinação de um rotor maior e diferentes torres otimiza o custo da geração nas diferentes regiões do Brasil.Com 4.8 MW de potência, essa é a primeira turbina onshore da GE a superar a marca de 4 MW. “A primeira turbina da GE no Brasil tinha 1,5 MW. Hoje, graças aos avanços da tecnologia, estamos trabalhando com uma turbina eólica três vezes maior e muito mais poderosa!”, comenta.Minesh esteve no Brasil pela primeira vez no final de julho, para garantir que tudo estivesse pronto para o lançamento da 4.8 em solo verde-amarelo. Ao trazer esta máquina para cá, a GE coloca o Brasil no mesmo patamar tecnológico de qualquer outro país do mundo. “O avanço com esta turbina mostra o poder da GE, da inovação e do vento para produzir soluções inovadoras que tornam a energia eólica ainda mais valiosa. A indústria eólica ainda está dando seus primeiros passos no Brasil e é incrível pensar em como ela pode mudar a produção de energia deste país”, completa.
O desenvolvimento da máquina, que começou no ano passado, levou cerca de 18 meses. “Temos uma equipe incrível que trabalhou no desenvolvimento desta turbina, coletando informações e feedback de nossos clientes para nos ajudar a projetar uma turbina que atenda às suas necessidades específicas. Eu não poderia estar mais feliz em trazer energia ilimitada com baixo custo, um grande avanço para o Brasil ”, diz Minesh.
A turbina 4.8 foi oficialmente lançada hoje na Brazil Wind Power, o maior evento de energia eólica da América Latina. Fique ligado em nossos canais para saber das novidades e curiosidades.
Fonte: GE

Histórias sobre a transformação digital da indústria e tendências de inovação em energia




Diversificando energia: é hora da energia solar brilhar!
Você sabia? A energia solar já é uma realidade para diversificação de geração de eletricidade! A energia proveniente do sol vai muito além do autoconsumo, com instalações em casas, por exemplo. As usinas solares são as grandes responsáveis pela produção de energia elétrica para a distribuição na rede.

Como o principal segmento da América Latina, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o país fechará o ano com a capacidade instalada no setor perto de 2,5 GW, um crescimento de cerca de 115% em relação ao ano passado.

Ainda é um setor novo no país — tem cerca de 4 anos — e começou a crescer quando o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) definiu regras para estimular a criação de uma cadeia produtiva de equipamentos fotovoltaicos no país juntamente com o avanço exponencial da tecnologia solar no mundo que trouxe reduções relevantes de custos para os equipamentos utilizados nessa fonte de energia.

Os incentivos possibilitaram a entrada de algumas empresas nesse setor no Brasil, entre elas a GE, que teve seu negócio de energia solar no Brasil criado no mesmo período. A ideia de ter uma divisão voltada para esse mercado no Brasil veio de um projeto de Guilherme Souza, atual líder de vendas para o Brasil da Power Conversion, na época em que ele ainda era trainee na empresa. “Durante o programa da GE somos incentivados a desenvolver projetos para diversificar as formas de negócio da empresa, além de trazer inovação para suas áreas de atuação”, explica ele.

A Solução adotada pela GE foi produzir localmente o Inversor de Frequência da Família LV5 1510, equipamento que converte a energia produzida pelos painéis solares em corrente alternada, bem como as estações transformadoras, pequenas subestações, utilizadas para conectar toda a solução à rede.

Ambas as soluções foram nacionalizadas de acordo com as regras do BNDES para obtenção do código FINAME, fundamental para nossos clientes na obtenção de financiamento de longo prazo.

Por meio das das unidades GE Power Conversion e Grid Solutions, hoje temos a capacidade de fornecer a solução completa para nossos clientes, desde as estações transformadoras, linha de transmissão e subestações transformadoras de alta tensão.

Todo esse trabalho e diferenciação é reflexo da curva de crescimento do negócio. Ao longo de apenas três anos, as vendas cresceram mais de vinte vezes. “Era um segmento novo para todos e nós apostamos desde o início”, comenta Guilherme. “Adaptamos nossas soluções para a realidade brasileira, e mantivemos um grande foco em atender as necessidades de nossos clientes. Acredito que essa união entre o conhecimento sobre o mercado de energia Solar dos nossos clientes, unido à nossa presença local e ao relacionamento com os principais agentes públicos brasileiros ajudou muito no nosso desenvolvimento e sucesso.”, completa Osmar Guidelli, Líder de Vendas para a América Latina da GE Power Conversion.

Hoje, a GE é líder no segmento com mais de 1GW de energia solar no Brasil. A parceria mais recente foi feita com a Construtora Quebec. A GE irá gerenciar a montagem e a manutenção necessárias na usina Vale Verde III, em Guanambi, na Bahia, incluindo as estações conversoras, transformadores e subestações de alta tensão, bem como a conexão com o Sistema Integrado Nacional.

A planta terá capacidade de geração de 14MW, quantidade suficiente para abastecer uma cidade com aproximadamente 17 mil residências por ano.

Como funciona uma usina solar?

Para que as usinas solares funcionem são necessários diversos equipamentos, além das grandes placas que estamos acostumados a ver.

Os inversores convertem a energia produzida pelos painéis — corrente contínua — em corrente alternada, que é ideal para o consumo em casas e empresas. Para serem transmitidas para linhas de alta tensão é necessária uma tensão bem mais alta do que a convertida, é aí que os transformadores entram.

A eletricidade produzida pela usina de energia solar é transmitida pelas redes de transmissão de energia e distribuída para o uso em sua casa ou empresa.

Quer saber mais como a GE está contribuindo para termos um país energeticamente mais eficiente e sustentável? Clique aqui e conheça nossas histórias. Não se esqueça de se inscrever também no formulário abaixo para assinar nossa newsletter e não perder as novidades!