Uma turbina com um rotor de 158 metros, que produz energia suficiente para suprir o consumo de mais de 7,5 mil casas da população brasileira. Essa dimensão do rotor é o novo recorde mundial. No país, a turbina terá até 200m, altura equivalente a mais de 5 vezes o tamanho do Cristo Redentor, localizado no Rio de Janeiro!
A nova máquina se mostra uma escolha correta para os ventos brasileiros, pois as características de média a alta velocidade com a baixa turbulência permitem operação com a geração maximizada, utilizando toda a potência de 4.8MW da máquina. Além disso, a combinação de um rotor maior e diferentes torres otimiza o custo da geração nas diferentes regiões do Brasil.Com 4.8 MW de potência, essa é a primeira turbina onshore da GE a superar a marca de 4 MW. “A primeira turbina da GE no Brasil tinha 1,5 MW. Hoje, graças aos avanços da tecnologia, estamos trabalhando com uma turbina eólica três vezes maior e muito mais poderosa!”, comenta.Minesh esteve no Brasil pela primeira vez no final de julho, para garantir que tudo estivesse pronto para o lançamento da 4.8 em solo verde-amarelo. Ao trazer esta máquina para cá, a GE coloca o Brasil no mesmo patamar tecnológico de qualquer outro país do mundo. “O avanço com esta turbina mostra o poder da GE, da inovação e do vento para produzir soluções inovadoras que tornam a energia eólica ainda mais valiosa. A indústria eólica ainda está dando seus primeiros passos no Brasil e é incrível pensar em como ela pode mudar a produção de energia deste país”, completa.
O desenvolvimento da máquina, que começou no ano passado, levou cerca de 18 meses. “Temos uma equipe incrível que trabalhou no desenvolvimento desta turbina, coletando informações e feedback de nossos clientes para nos ajudar a projetar uma turbina que atenda às suas necessidades específicas. Eu não poderia estar mais feliz em trazer energia ilimitada com baixo custo, um grande avanço para o Brasil ”, diz Minesh.
A turbina 4.8 foi oficialmente lançada hoje na Brazil Wind Power, o maior evento de energia eólica da América Latina. Fique ligado em nossos canais para saber das novidades e curiosidades.
Fonte: GE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obriga por seu comentários.